OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença óssea sistémica,caracterizada pela baixa de massa ósseo,originando o aparecimento fácil de

fracturas. Aparecem com mais frequencia nas idades acima dos 65 anos e mais no sexo feminino.

Devem caros amigos fazer a prevenção.

A marcha ,exercicio físico e medicamentos especificos são meios de prevenção.

Procure-nos. 

 


Lesões no Pé do Desportista

As lesões no pé do Desportista são frequentes e por vezes dificeis de diagnosticar correctamente.

As mais comuns são:

-Sesamoidites

-Tendinites do Tibial posterior

-Tendinite do Peoneal

-Tendinite do longo flexor do Hallux

-Fracturas dos metatarsianos sejam de Stress ou não.

-Nevroma de Morton

-Fractura Luxação de Lisfranc

-Fracturas de Falanges

-Fasceite Plantar

-Hematomas sub-ungueais.

-Pé de Atleta

 


Artroscopia da anca

Há várias patologias da anca que provocam dores,rigidez,claudicação,que podem ser tratadas por Artroscopia.Esta tecnica já conhecida para resolver problemas do joelho,Ombro.Tornozelo,pode ajudar os pacientes de forma simples.

As principais patologias que se podem tratar são:

-Corpos livres

-lesões do Labrum

-Lesões da cartilagem

-Impigement Fémuroacetabular

-Sinovite e Artrose.

 

 


Tratamento dos Problemas Mais Comuns dos Pés

  • Hallux Valgus (Joanetes) - Tratamento Cirúrgico
  • Esporão do Calcâneo - Tratamento com Ondas de Choque
  • Fasceíte Plantar - Tratamento com Ondas de Choque ou Cirurgia
  • Dedos em Martelo - Tratamento Cirúrgico
  • Nevroma de Morton - Tratamento Cirúrgico
  • Calosidades na Face Plantar do Pé - Tratamento Cirúrgico

 


Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória é uma das nossas intervenções na área da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de tratamento não invasivas, que têm como objectivo a optimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes.

Para atingirmos os nossos objectivos, utilizamos técnicas manuais e/ou instrumentais, o exercício, o posicionamento, a educação e o aconselhamento. A nossa intervenção junto dos utentes (adultos ou crianças) com disfunção respiratória aguda, crónica ou crónica agudizada requer um nível de experiência que só pode ser atingido com a prática continuada, um conhecimento actualizado, uma avaliação constante dos resultados e uma atitude crítica e reflexiva sobre a nossa prática clínica.

Ao longo da nossa actuação distinguém-se condições patológicas obstrutivas como: asma, enfisema pulmonar, bronquiectasias; ou restritivas como: fibrose cística, sarcoidose, pneumotórax, derrame pleural, escoliose; entre outras.

 

O Serviço de Fisioterapia


Rotura do Tendão de Aquiles

A rotura do Tendão de Aquiles, está-se a tornar mais frequente pelo desenvolvimento das actividades desportivas e da sua intensidade.

De início, o tratamento era conservador com gesso, mas os  resultados eram desanimadores. Após esta  fase, a cirurgia aberta passou a ser usada, mas não só era muito agressiva, como  a utilização de imobilização gessada durante seis semanas, tornavam a recuperação muito demorada e quase sempre ficavam sequelas que tornavam difícil a retoma desportiva. Hoje, eu faço a técnica com sutura percutânea, utilizando fios de sutura resistentes e seguros. Com apenas quatro orificios do tamanho da  agulha, o Tendão fica bem seguro; coloca-se o pé em equino com ligaduras; no dia seguinte, o doente inicia a Fisioterapia, apoiando o pé parcialmente, com ajuda de canadianas. A actividade desportiva inicia-se assim muito mais rapidamente.

Doutor José Mário de Beça


Artroscopia

A artroscopia é um procedimento utilizado pelos cirurgiões ortopédicos como meio de diagnóstico e de tratamento das patologias articulares.

A palavra artroscopia deriva de duas palavras gregas, artro (articulação) e escopia (olhar), e juntos significam literalmente "olhar dentro da articulação".

Em 1918, o Professor Kenji Takagi iniciou em Tóquio este procedimento cirúrgico, usando para o efeito um citoscópio na observação do joelho.

Doutor José Mário de Beça

ver artigo completo>>

Este artigo pode ser encontrado no livro "Reumatologia Volume 1".